Saudações ouvintes! Eu sou Marcos Baptista, tão pouco conhecido como “Phill”. Assim como o famoso Samej Spenser também sou um amante da hipnose e colaborador do Podcast HP News.
E aqui estou dando continuidade à série Curiosidades Hipnóticas, venho falar sobre Hendeinhain que faleceu em 13 de outubro de 1897.
Nada melhor que estrear um podcast, pronunciando um nome em alemão. Mas vamos lá...
Rudolf Peter Heinrich Heidenhain nasceu em 29 de janeiro de 1834 na cidade de Marienwerder, na antiga e extinta Prússia Ocidental[1], que era uma província do Reino da Prússia[2], também extinto, atualmente esta região é território da Polônia desde 1945 após a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidade: Não confundir a cidade de Marienwerder[3], a qual é berço do nosso Hendeinhain, com a cidade Alemã[4] que fica no Estado de Brandemburgo. O nome Marienwerder é o nome da cidade na língua alemã, pois em Polonês é impronunciável.
Rudolf Hendeinhain foi um renomado médico, um dos mais influentes de seu tempo, chegou a conclusões científicas que ainda hoje são válidas, com trabalhos que combinam microscopia, histologia, experimentos fisiológicos e análises químicas, também foi um incentivador de métodos experimentais com animais, através de vivisseção, ou seja, ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológicas, que considerou esta prática indispensável para a ciência médica.
Foi professor de Fisiologia e Histologia e diretor do Instituto de Fisiologia da Universidade de Breslau entre 1859 a 1897, ou seja, por quase 40 anos, e também foi reitor da mesma Universidade entre 1872 e 1873. Deu aulas para outros renomados médicos, o mais famoso deles, o Russo Ivan Pavlov.
Heidenhain publicou 70 obras originais. De 1859 a 1897 foram publicados mais 170 artigos do Instituto de Fisiologia da Universidade de Breslau, publicados sob sua orientação e cooperação.
Observação: Breslau[5] remete o nome da cidade em alemão, em pesquisas em português você encontrará o termo "Breslávia" se referindo a Cidade e também a Universidade.
E finalmente...
Em 1880, Heidenhain estava entre os espectadores de uma apresentação do magnetizador
dinamarquês Carl Hansen em Breslau, que espantado com os efeitos da sugestão, começou com investigações experimentais dos mecanismos fisiológicos do “magnetismo animal”.
Para quem ainda não sabe, o magnetismo animal é uma prática muito antiga, iniciada na teoria do (médico – alquimista – astrólogo – físico) suíço Paracelso e ficou também mundialmente conhecido nas práticas do médico alemão, Franz Anton Mesmer.
Ao praticar, Heidenhain notou a sugestibilidade (ou “sugestionabilidade”) individualmente diferente em seres humanos. Um de seus irmãos foi especialmente receptivo à sugestão e se apresentou como um sujeito de testes.
Neurofisiologicamente, Heidenhain explicou a hipnose como uma "condição com atividade reduzida do córtex cerebral" e cunhou o termo “inibição central” (ou “inibição cortical”).
Décadas depois, Ivan P. Pavlov, como já mencionado, que estudou com Heidenhain em 1877 e 1884, observou estados hipnóticos de seus animais experimentais sobre o reflexo condicionado. Como causa, ele também assumiu uma inibição do córtex cerebral (inibição cortical parcial) em 1910.
Heidenhain faleceu em 13 de outubro de 1897, em Breslau, por consequências de uma úlcera duodenal.
Esta foi mais uma das 🌀 Curiosidades Hipnóticas 🌀 em comemoração a morte desta personalidade histórica que foi Heidenhain.
Lembrando que "comemorar" na sua essência epistemológica significa: trazer a lembrança, recordar memorar...
Memoramos então esta data histórica! Mais uma que aprendi com o tio Samej.
Abraços hipnóticos e até breve!
Você que já está habituado a consumir e ouvir podcasts em seu agregador, lembre-se também de compartilhar o HP News com seus amigos nas redes sociais e, às sextas-feiras, utilize a hashtag #PodcastFriday e compartilhe os seus episódios favoritos; desta forma, mais pessoas tomam conhecimento desses episódios e, de quebra, podcasts como o HP News chegam a mais pessoas interessadas nos mesmos assuntos que você! 😉
Você pode demonstrar todo seu carinho e apoiar o HP News através das plataformas Apoia.se e/ou PicPay.
Apoiando o HP News, você proporciona-nos mais e/ou melhores condições para aprimorarmos a qualidade de gravação, edição e publicação dos episódios, além de nos ajudar a subsidiar este trabalho com os custos atuais que temos para manter o HP News no ar. Tudo isso resultará em mais conteúdos, com mais e/ou maior frequência.
A nós é inestimável a sua opinião! Sinta-se a vontade em deixar o seu comentário com suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios. Primamos pelo respeito e cordialidade nas interações, assim, comentários vitupérios serão excluídos.